Cafés de Hanoi

Se Dublin é a cidade dos pubs, Hanoi, a meu ver é a cidade dos cafés. Tem um café a cada passo que você dá. E eles realmente investem no ambiente desses lugares, cada um com um característica diferente e uma vibe bem relax. Do tipo, tirar os sapatos (em muitos ambientes você tem que tirar os sapatos pra entrar), deitar, relaxar e ficar lá o dia inteiro. Eu já vi gente até tirando um cochilo de boas. Ah, e todos têm wifi. Aliás, todo lugar no Vietnam tem wifi, com raras exceções.

Ah café em vietnamita é cà phê (e se fala cafê mesmo! herança dos portugueses por aqui)

Normalmente os cafés não oferecem muitas opções para comer, mas oferecem várias opções de cafés e chás, além de iogurte com frutas e alguns sucos. Os petiscos populares são sementes de girassol tostadas e manga meio verde com sal e pimenta. Não vendem bebidas alcoólicas.

IMG_1644O café vietnamita vem em uma xícara com um coador de metal em cima. E você tem que esperar até que o café passe para a xícara. O sabor é bem forte (eu não dou conta de tomar puro se não for com leite condensado ou gelo). No Vietnam é bem normal tomar café com gelo, então geralmente eles já trazem um copo com gelo também.

O café com leite aqui significa café com leite condensado. Se quiser café com leite (que nem sempre eles têm) tem que falar que é leite fresco, mas isso é raro. Um café que adorei, foi com leite de côco congelado! Tem que experimentar!

É claro que não visitei todos e nem vou tentar falar que visitei os melhores, visitei os que vi na minha vizinhança ou dava vontade de entrar e outros que achei que mereciam pegar um ônibus pra conferir. Mas acho que qualquer café mais vietnamita que você visitar em Hanoi (tirando aqueles mais ocidentalizados e pra turista) vai ser uma experiência sensacional.

Aqui vão alguns cafés que conheci para vocês ter uma idéia de como são.

Cong Caphe 

Essa é uma franquia de cafés que está por toda Hanoi. Não é tão rústico ou tradicional, mas o ambiente é bem legal, bem militar, tudo lembra as trincheiras da guerra, as luminárias, as cadeiras… nem sempre as cadeiras são muito confortáveis, mas vale a visita. O preço é um pouco mais caro que os café mais vietnamitas, mas nada exorbitante. Aqui tomei um café com leite de côco (gelado). Os funcionários falam inglês, o que ajuda.

Nakatu Cafe

Esse é um café bem vietnamita, em frente a um lago perto de onde eu morava em Hanoi, bem longe to centro turístico, então bem para locais mesmo. Um lugar super agradável, com um pequeno lago no meio, um gato passeando por lá de vez em quando, plantas rodeando todo o ambiente… um oásis em meio ao caos de Hanói. Muito tranquilo mesmo. Fui algumas vezes, tomei café com leite de côco, matcha (tipo um milkshake de matcha) e comi uma salada de frutas (geralmente as frutas vêm com sal a parte). Um petisco popular nos cafés é manga meio verde com sal e pimenta. Os funcionários não falam inglês (como na maior parte dos locais não turísticos) e o menu também não é traduzido, mas dá pra se virar.

 

Tre Coffee

Eu peguei um ônibus e andei mais de 20 minutos para achar esse café. Um ambiente muito legal, bem vietnamita mas mais arrumadinho, com um decoração bem fofa. Foi aqui que vi um cara puxando um ronco no canto… hehe Mas entendo perfeitamente, porque o ambiente é bem convidativo para um cochilo. Há mesas no andar debaixo e também um terraço, mas eu preferi esse ambiente mais tranquilo, onde é preciso tirar os sapatos para entrar. As mesinhas baixas podem ser um problema para quem não está acostumado, mas dá pra deitar também.

O menu é bem extenso, com vitaminas, sucos, iogurtes, matchas, e também algumas  opções para comer. Eu tomei um matcha com Oreo e uma vitamina de abacate com manga. E comi noodles com vegetais. Os funcionários não falam inglês e o menu também é só em vietnamita.

Eu adorei esse café, voltaria mais vezes para ler um livro, escrever ou cochilar por lá!

City Coffee 

Esse é outro café perto de onde eu morava. De frente para uma pista bem movimentada, mas com um ar mais calmo. Têm dois andares, com o andar de cima com mesas e embaixo com espaços com mesas baixas, para tirar os sapatos. Eu tomei café quente normal (com um leite de gergelim preto que levei de casa), lassi de manga (iogurte com manga batida e pedaços de manga). Ambiente descontraído e leve como sempre.

Cà Phê Cuối Ngõ

Esse café é uma viagem no tempo e te leva quase para uma outra dimensão. Não é num lugar turístico, mas também não é tão longe, mas é difícil de achar, o Google Maps te manda pra outro lugar e tive que perguntar na rua, senão nunca ia achar. Mas não vá esperando nada sensacional, é mais uma experiência sensorial e antropológica, quase arqueológica.

Você entra por um portal bem baixo, até pra mim. Lá dentro, as paredes são verdes e manchadas, os bancos são baixos, como todo bom café vietnamita.  É uma casa velha, bem velha e mofada. As paredes estão revestidas por quadros e fotos. O ambiente é escuro. Parece um lugar para a classe artística e boêmia local. A música de fundo é sempre do mesmo artista: Trinh Cong Son. Dizem que na sexta tem música ao vivo. Ideal para quem quer viajar no tempo.

Highlands Coffee

highlandsEsse é tipo um Starbucks, tem em todo lugar no Vietnam (acho, aqui em Huê, já vi pelo menos um também). Tem essas tortinhas, sanduíches, cafés etc…  Não é das experiências mais vietnamitas que você vai ter, mas pode ser a salvação quando precisar de wifi ou de um petisco. É bom levar um fone porque geralmente é bem barulhento. Esse na foto era um chá com qualquer coisa que não me lembro e torta de limão.

Station Coffee 

IMG_6512

Esse é outro café perto de casa, pra vocês verem como tem café em Hanoi. É bem pequeno, acho que 4 mesas do lado de dentro e mais algumas mesas do lado de fora. Mas é bem simpático e acho que foi meu melhor café com leite de côco! Fiz até um vídeo da moça fazendo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s