Cat Ba

Cat Ba é uma ilha perto da famosa Halong Bay, no norte do Vietnam. O nome pode não te soar familiar, mas é bem provável que você já tenha visto fotos de lá.

Cat Ba é a maior ilha dessa baía famosa por suas inúmeras ilhas de pedra calcária, do lado de Cat Ba são mais de 360 e do lado da Halong Bay são cerca de 1.600. A maior parte das ilhas são inabitadas.

A vila de Cat Ba é pequena mas tem tudo do que você pode precisar, mercado com frutas, muitos restaurantes, cafés, resorts e pequenos hotéis. Existem algumas pequenas vilas no meio da ilha, para quem gosta de explorar. Eu atravessei a ilha a pé, cerca de 20km, a caminhada é árdua e por uma pista de asfalto, então não recomendo muito. No início peguei uma carona de moto por uns 3km de subida com duas moças locais que passavam por lá, e parei na Caverna Hospital (Hospital Cave). Esse é um lugar interessante, o guia explica que muitos vietnamitas moraram nessa caverna na época da guerra. O local serviu como hospital para atender aos feridos. É enorme, tem três andares, com vários compartimentos, uma verdadeira casa ou diria mesmo condomínio, tem até uma sala que servia como cinema. A entrada acho que eram 40k VND.

De lá eu segui andando, e é impressionante como há borboletas por lá. Cheguei à entrada do Parque Nacional de Cat Ba. Eu entrei e segui pelas trilhas, mas não achei o mirante. E como já tava cansada de tanto andar, não procurei muito. Acho que deve valer se você achar o mirante, mas não é muito bem sinalizado.

Continuei andando. Há uma outra caverna mais a frente, mas nesse eu não entrei. Passei por uma vila, conversei com crianças no meio do caminho, uma até queria me dar a bicicleta dela pra eu seguir até o outro lado. Fofa. A chegada até o outro lado é bem bonita e dá um certo alívio!

Chegando ao outro lado de Cat Ba, depois de um dia de caminhada.

Encontrei esses bodes empuleirados no morro. Gente como eles chegam lá? Como descem? Mistério. Onde está o bode? IMG_5488

Apareceu mais uma carona até o ferry, que é o que existe no final.  Eu imaginei que pudesse pegar um barco de volta, mas não. Então peguei um ônibus. Com esse ferry você pode ir a Tuan Chau e, de lá, para Halong por terra. Então seguem os horários para quem quiser fazer esse trajeto. IMG_3254Passeio de barco

No segundo dia resolvi fazer um passeio de barco, a principal atração de Cat Ba. Eu contratei o passeio com a Cat Ba Vision. O passeio começa às 8 da manhã e termina por volta de 5:30. Esse passeio custou 21$. Vários locais oferecem o mesmo passeio por preços semelhantes. Esse pessoal diz que passa um pouco mais de tempo no mar, porque fazem um trajeto um pouco mais extenso. O passeio inclui uma garrafa grande de água, almoço (com opção vegetariana, você tem que avisa-los),visita a fazenda de peixes, kaiak e parada para banho de mar.

Então lá fomos nós. Ao sair do pier, logo vemos as vilas flutuantes. Eu achei muito triste e sofrida a vida dessas pessoas, mas é um modo de vida. Eles passam a vida nessas casas flutuantes, namoram, têm filhos entre si. Muitas crianças não frequentam escolas ou porque é longe e difícil ir, ou porque os pais não querem que elas estudem para que fiquem e tomem conta do negócio da família, as que vão muitas vezes sofrem bullying por serem diferentes das outras crianças, ou por terem cheiro de peixe. Muitas pessoas que moram nessas vilas não se sentem bem em terra firme, do mesmo modo que tem gente que passa mal no mar. Não sei se é uma vida muito fácil.

Depois paramos em uma “fazenda” de peixes. Eles criam peixes nesses quadrados, que são uma espécie de aquário. O povo andou nessas coisas aí e tinha até tubarão, mas eu nem fiz questão, balança muito e as chances de eu despencar dentro desses tanques eram maiores do que a minha vontade de passear em cima deles. Os cachorros parecem bem acostumados com essa vida.

Passeio de caiaque

A parte mais legal veio a seguir, o passeio de caiaque. Paramos em uma espécie de plataforma no meio do mar, onde todos os passeios param para pegar os caiaques.

Você divide o caiaque com outra pessoa e atravessa umas 3 cavernas para chegar a lagos cercados pelas ilhas. É muito legal, principalmente se você chega em uma hora em que não há muita gente. A primeira caverna foi a mais escura e mais baixa, só para atravessar na maré baixa. Dizem que aqui foram filmadas algumas cenas de Kong – Skull Island, o guia nos disse que só a empresa dele e mais uma têm acesso a essa – não sei se é verdade, mas não tinha mais ninguém lá quando entramos.

Nesse vídeo tem mais imagens das cavernas e do passeio de caiaque.

Nesse local também almoçamos no barco. Havia opção para vegetarianos (nos perguntaram antes se havia vegetarianos no grupo). O almoço estava incluído no preço, você só paga as bebidas.

Ilhas, ilhas e mais ilhas

Esse passeio você vai ver algumas das 365 ilhas de Lan Ha Bay e algumas de Halong Bay, na verdade as duas têm formações iguais, só que Lan Ha está em outra província, mas se você olhar no mapa é difícil dizer onde termina uma e começa a outra.

Paramos nesse lugar para tomar banho de mar, mas como estava meio frio eu nem me dei ao trabalho de pular. Uns três corajosos do nosso barco pularam e voltaram tremendo de frio.IMG_6859

Voltamos ao pier pelas vilas flutuantes de novo, IMG_4183vimos uma criança voltando de barco da escola, e atracamos por volta das 5h40, a tempo de procurar um bom jantar para finalizar o dia.
Ah, tem umas homestay entre as casas flutuantes. Deixamos um casal lá na nossa volta pra casa. Pra quem animar, procura aí onde é… Eu prefiro terra firme!

O que comer?

Há vários restaurantes em Cat Ba, quase todos com o mesmo menu, com pequenas diferenças nas opções e nos preços. Eu sou vegetariana, então fui ao Buddha Belly, prato feito por cerca de 1 dólar, com sopinha. Esse é o prato “pequeno” deles. IMG_9388Depois achei esse restaurante Yummy, que não é vegetariano, mas tem várias opções. E a comida é muito boa. À noite pode ter uma certa fila para sentar. Minha sugestão? Peça o stick rice com manga e leite de côco de café da manhã ou sobremesa!!  Depois me conta e me mata de inveja!!

Praias em Cat Ba

Em Cat Ba, se você for pro lado esquerdo, em uma pequena caminhada você chega a Cò 1 e Cò 2, as praias são pequenas mas bem agradáveis. Não sei se fica muito lotado na alta temporada. A primeira é na frente de um resort. Na segunda tem um resort mas também uns bares.

Por toda cidade havia hotéis em construção, então acho que eles devem estar esperando muitos turistas para a próxima estação.

Eu gostei de Cat Ba, ficaria ali tranquila por uma semana. Tem muita coisa que não vi e tem uma vibe legal durante a noite. Eu paguei cerca de 5$ por noite em quarto privativo lá, mas os resorts são bem mais caros que isso…

Como chegar

Eu fui a Cat Ba, quando morava em Hanoi e maioria das pessoas vai por Hanoi mesmo, é bem fácil chegar sem excursão. A empresa Hoang Long  tem um pacote de ônibus e barco para lá e custa 200.000 VND.IMG_6655 Os ônibus saem da rodoviária Nuoc Ngam e é lá que você deve comprar o ticket também. Se for baixa estação dá pra comprar no dia. Peça pra alguém do seu hotel ligar lá pra saber se está cheio ou não. Você também pode tentar comprar pelo site com cartão de crédito, mas como eu comprei na rodoviária não sei se dá certo ou não.  De qualquer forma, essa rodoviária não é longe do centro de Hanói e você pode ir lá antes, comprar o ticket e voltar.

O ônibus é confortável e tem wifi. Em Hai Phong, você vai trocar de ônibus e seguir para o pier e pegar um barco para Cat Ba. Em Cat Ba você pega outro ônibus para chegar até a vila, que fica do outro lado da ilha. A viagem toda demora cerca de 6 horas.

Para viagens na Asia eu sempre pesquiso nesse site de viagens, é bem completo e com boas dicas.